domingo, 30 de novembro de 2008

Volta do Vale 1 - 2 ARZ

Bom dia meus caros "ouvintes", ontem disputou-se mais uma jornada do nosso grande campeonato do INATEL em Volta do Vale, foi um encontro que colocou em confronto directo duas equipas que se encontravam empatadas a seis pontos.

O Inverno parece ter chegado, frio e chuva com força para acordar os mais dorminhocos até houve direito a um pouco de granizo e o campo parecia aguentar sem ensopar.

Ontem a equipa entrou em campo com uma nova disposição táctica e a chuva fez-se acompanhar. A Volta do Vale a jogar com uma defesa a tentar sempre o fora de jogo e o fiscal de linha devido à chuva com um problema no braço sempre levantado, um festival. Diversas oportunidades de golo desperdiçadas devido à falta de acerto dos nossos avançados que podiam ter inaugurado o marcador por diversas vezes. O meio campo não me pareceu muito bem, deixou jogar muito o adversário em vez de pressionar. Numa jogada de roubo de bola por parte do nosso avançado, este deslumbrou-se e quis fintar o guarda-redes que defendeu mas a bola sobrou para um outro nosso jogador que conseguiu inaugurar o marcador (lá está 3 segundos para se fazer um golo). Com o golo continuámos a ser mais forte mas apesar disso não fomos capazes de ampliar a vantagem. Ao intervalo a AR do Zebrinho vencia por uma bola a zero.

No final da primeira parte o campo já dava sinais de estar a ficar empapado e a segunda parte que se continuou a jogar debaixo de chuva intensa também se jogou numa espécie de piscina. O nosso meio campo tentou sair a jogar com calma, mas não se podia sair a jogar com a bola rasteira, pois a redondinha ficava presa em todo o lado (poças de água). Pouco depois de começar a segunda parte num lance onde a equipa recuperou a bola por duas vezes, conseguimos a perder por duas vezes infantilmente. Não se pode andar a "trocar" a bola com passes rasteiros no nosso meio campo quando a bola fica presa em todo o lado, neste caso tem de se usar o jogo "feio", um balão lá para a frente. A Volta do Vale ganhou o lance devido à nossa infantilidade e numa espécie de cruzamento no nosso lado esquerdo marcou um golo esquisito, pois a bola foi fugindo de todos os jogadores acabando por tocar no poste e entrar (outra vez 3 segundos). A equipa foi-se um pouco abaixo mas continuou a tentar marcar o golo que iria desempatar o jogo. Assim a pouco mais de cinco minutos do fim numa jogada pelo nosso lado esquerdo a bola passou para o nosso médio que encheu o pé e marcou um golo de belo efeito desfazendo o empate que vigorava até então (não é que foi de novo cerca de 3 segundos desde que a bola foi reposta em jogo até ao golo). Resultado final: Volta do Vale 1 - 2 ARZ

Acabou ontem a primeira volta do campeonato para a ARZ, para a semana ainda existe mais uma jornada mas nós vamos folgar. Se com dez equipas já era mau, agora com nove equipas apenas ainda é pior. Três derrotas, três empates e duas vitórias apenas. Penso que podíamos ter feito melhor e a segunda volta vamos ter oportunidade de demonstrar isso.

Esta semana não sei dizer quando são os treinos, penso que irá haver um jogo treino mas ainda não sei de nada. Quando tiver informações eu comunico aqui.

--
Esta semana o treino será na quinta-feira às 19:45 no campo da Escola Agrária de Santarém. É sintético apareçam!

domingo, 23 de novembro de 2008

ARZ 0 - 3 Erra

Ontem recebíamos em casa um dos líderes destacados da nossa fase, já sabíamos que tinham uma equipa forte e praticavam um futebol agradável. Tentámos fazer um jogo de maior contenção mas quando possível partirmos para cima da defesa adversária.

Tinha pensado apenas referir este aspecto no final mas... De longe a Erra é a equipa que vimos a praticar melhor futebol neste campeonato, gostei muito de ver.

Na primeira parte a Erra tentou logo de princípio tomar conta do desafio, nós rapidamente acertámos as marcações mas mesmo assim houve vários lances de perigo na nossa baliza. Nós não ficámos de braços cruzados e também criámos umas quantas situações de perigo na baliza do nosso adversário. Não tinha sido estranho o jogo ir para intervalo com qualquer uma das equipas na frente do marcador, ao invés , fomos para intervalo da mesma forma que tínhamos começado, com um zero a zero.

Na segunda parte vínhamos com a mesma disposição da primeira parte, tentar cancelar os jogadores fundamentais da Erra e tentarmos a nossa sorte no contra-ataque à medida que o tempo passava. Isso não aconteceu e num centro à queima "bola na mão" ou "mão na bola" o árbitro assinalou grande penalidade a favor da Erra que não desperdiçou a ocasião e se adiantou no marcador. Penso que nesse momento fomos abaixo mas a Erra desceu no terreno e por breves momentos caímos em cima deles. Outro lance de "bola na mão" ou "mão na bola" e desta vez o árbitro considerou "bola na mão". Substituição para o nosso lado, saída de um jogador mais defensivo por um de cariz ofensivo, bola perdida meio campo adversário, contra-ataque e novo golo da Erra. A partir deste momento a Erra limitou-se a gerir o resultado e nós tentávamos marcar um golo mas a nossa apontaria estava muito desafinada como já vem sendo hábito. Ao cair do pano um canto a favor da Erra que deu em golo, o terceiro, a bola foi ao centro e o árbitro deu o jogo por terminado. Penso que este terceiro golo foi talvez um pouco exagerado mas o futebol é assim. Resultado final ARZ 0 - 3 Erra.

Só queria dizer, eu ao longo do campeonato costumo fazer muito nas arbitragens e em como são quem muitas vezes empurra uma equipa para trás ou para a frente, já nos tinha calhado este árbitro este ano e fico com a mesma sensação do outro jogo, se não assinalou foi por não considerar falta. Parece-se justo falar bem se a arbitragem foi boa ou razoável.

Penso que jogámos bem apesar de termos sido derrotados por três bolas a zero. De salientar que do onze titulares tínhamos só OITO jogadores da freguesia, o que demonstra que se jogarmos unidos como ontem e com espírito de entre-ajuda podemos e devemos fazer melhor ao longo do campeonato.

Esta semana para quem quiser comparecer os treinos serão quarta-feira e quinta-feira.
---
Houve alteração nos treinos esta semana devido aos compromissos da Liga dos Campeões e da Taça Uefa, os treinos são HOJE (terça-feira) e sexta-feira.

domingo, 16 de novembro de 2008

Foros de Lagoiços 0 - 1 Zebrinho

Ontem em casa emprestada ao Foros fomos uma vez mais superiores que a equipa adversária e finalmente conseguimos trazer a vitória para casa. O jogo disputou-se no campo da Barroca que "pertence" aos Águias do Sorraia que é um sintético. As condições do campo foram mais propícias ao nosso estilo de jogo, bola pelo chão e com isso conseguimos ser mais fortes do que o adversário.

Na início da primeira parte apresentámos um futebol bonito e eficaz, isso apesar de não termos conseguido chegar imediatamente ao golo, mas o nosso adversário não tocava na bola... Assim por volta dos 15 minutos numa jogada em que estamos com a bola dominada na área adversária sofremos falta para grande penalidade. Na marcação da grande penalidade enviamos a bola ao poste mas como o guarda-redes tinha saído antes de tempo o árbitro mandou repetir e desta forma fizemos o único golo validado do jogo. A partir deste momento o árbitro vestiu a camisa azul dos Foros e foi um baile até ao fim do jogo. Bastava ir-se com a bola controlada nos pés vinha um jogador dos Foros que se encostava a nós e caía e logo era falta contra a ARZ... Assim com faltas só imaginadas pelo árbitro os Foros foram "dominando" o jogo com livres de todo o lado e todo o feitio. Isto é até nós pormos a bola no chão e sairmos para o nosso ataque como tão bem sabemos sair... até que um jogador dos Foros se encostasse a nós e ganhasse outra falta.

Na segunda parte, estávamos a atacar para o meio-campo do banco adversário, ou seja desde foras de jogo em que o adversário tinha o penúltimo defesa quase em cima da linha de fundo, a lançamentos que misteriosamente eram assinalados a favor dos Foros, a golos anulados, tivemos de tudo. Na jogada mais bonita do encontro em que a bola correu da defesa pro lado esquerdo, passou pelo meio para a direita e de novo pro lado esquerdo onde quase a íamos deixando fugir antes de conseguirmos o centro pro segundo poste onde o nosso avançado sai detrás do defesa adversário e marca de cabeça ao ângulo, imaginem lá o desfecho... Fora de jogo pois claro.

Assim é difícil, ainda ouvi ao início "este árbitro é bom" até acredito mas ontem foi uma vergonha e quem diz as verdades não merece castigo, já para a jarra e que de lá não saia tão cedo.

Este jogo já é passado e na próxima semana recebemos a Erra, espero que seja um jogo bem disputado e que no fim a vitória possa ser nossa.

Os treinos esta semana ainda não sei a que dias são mas em princípio será terça e quinta, apareçam.

domingo, 9 de novembro de 2008

Tsunami de Lesões 1 - 1 Valverde

Tenho de o admitir, pensava que este fim-de-semana não ia falar em lesões pois os que tinham regressado na semana passada aguentaram o jogo e nada previa que se voltassem a lesionar de novo (bem pelo menos logo a seguir). Sou um mestre em previsões erradas e com isto penso que vou mandar o meu currículo para o Instituto de Meteorologia.

A ARZ entrou em campo com uma táctica diferente do que vem sendo habitual na esperança de conseguir se superiorizar desta forma. O jogo foi equilibrado de parte a parte com um ligeiro ascendente de nossa parte e com alguns erros de nossa parte no aspecto defensivo que só não deu em golo porque o avançado do Valverde não os soube aproveitar. Apesar de termos cometido alguns erros, esses erros ocorreram não por insistência do Valverde mas por alguma falta de humildade da nossa parte, mesmo com estes aspectos negativos conseguimos ser superiores ao Valverde e (já não tenho a certeza) num canto ou numa jogada de insistência nossa, foi um centro para a área foi cometida uma falta (um empurrão pelas costas do nosso jogador) e consequente grande penalidade foi assinalada. O nosso golo resultou deste lance e saímos para o intervalo com a vantagem no marcador.

Na segunda parte entrámos melhor e fomos superiores criando ocasiões de golo que fomos desperdiçando e quem não marca acaba por sofrer... A melhor ocasião de golo do Valverde foi num canto em que se tirou uma bola em cima da linha. Num lance em que o nosso guarda-redes caiu mal deu-se nova lesão, aliás lesões, pois ao fim de 90+2 minutos a levar entradas por trás do defesa direito do Valverde o nosso médio esquerdo teve de ser substituído, e o nosso guarda-redes também foi. Duas substituições de uma assentada e com lesões complicadas, o nosso guarda-redes foi para o hospital para observação. Com estas mexidas todas, cometemos novo erro falhámos um corte e fora-de-jogo claríssimo que deu em golo do empate. O empate até podia ser merecido pelo Valverde pois mostraram-se aguerridos mas nós fomos superiores em tudo, em leões e em golos falhados. Resultado final: ARZ 1 - 1 Valverde

Esta semana os treinos são à terça-feira e quinta-feira, é hora de levantar a cabeça e ser humilde(s) vamos todos trabalhar e puxar para o mesmo lado para no próximo fim-de-semana termos a nossa primeira vitória da época.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Errata

Ao fim de ter sido levado em erro por uma fotocópia que se encontrava na sede da ARZ ficámos todos a pensar que o jogo seria no domingo dia 9 mas o jogo afinal é este SÁBADO (como de costume).

O treino esta semana apenas se realiza na QUARTA-FEIRA! Avisem todos os que conseguirem, já foram enviadas mensagens mas por vezes podem se extraviar pelo caminho.

Obrigada ao "O 5" por ter reparado nisto.

domingo, 2 de novembro de 2008

Azervadinha 0 - 0 Tsunami de Lesões

Boas tardes ao fim de mais um fim-de-semana desportivo como sempre com as suas peripécias para ninguém ficar desiludido de falta de emoções a ARZ ultimamente conhecida por "Tsunami de Lesões" não conseguiu mais que um empate no terreno da Azervadinha.

Ontem tivemos o regresso de uns "retornados" e de uns "lesionados crónicos" que foram bem vindos e recebidos de braços abertos pelo grupo.

Na primeira parte o jogo foi bastante equilibrado com ocasiões de lado a lado mas ambas as equipas a falharem no capítulo da finalização. Na segunda parte ambas as equipas continuaram a lutar pela vitória mas sem conseguírem o golo. O que podia ter decidido o jogo foi um penalty fantasma a favor da Azervadinha que foi desperdiçado com um remate ao lado. Pouco depois foi a vez da ARZ de falhar o golo num lance em que o nosso avançado se isolou e rematou por cima.

A equipa ontem com o regresso de alguns dos nossos jogadores que se encontravam lesionados ficou mais compacta e com maior capacidade de discutir os lances. Agora só resta esperar os que faltam e que não venham mais lesões.

Esta semana devido aos compromissos da Liga dos Campeões, Taça UEFA e do nosso próximo jogo ser no DOMINGO os treinos serão na quarta-feira e na sexta-feira.