quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Balanço da primeira volta

A primeira volta do campeonato costuma ser madrasta para nós e este ano não tem sido excepção à regra. A AR do Zebrinho em NOVE jornadas tem até ao preciso momento OITO pontos. Traduzindo isto por miúdos dá duas vitórias, dois empates e CINCO derrotas. Não se pode dizer que tenha sido uma boa primeira volta do campeonato as razões são TALVEZ muitas podem variar desde a falta de empenho da equipa à falta de sorte em alguns momentos.

Este passado domingo chamaram-me a atenção para um conjunto de factores muito importantes ao quais não vinha dando muito atenção, a AR do Zebrinho é uma equipa "a conta gotas". O que quero dizer com o "a conta gotas" é, nós temos cerca de vinte e poucos jogadores mas chegasse aos treinos e só se vê dez ou onze, e nem todos inscritos, uns são apenas amigos que gostam de vir dar uns toques connosco.

Podíamos dizer que existem equipas como o Errense por exemplo que não treinam, encontram-se ao fim-de-semana para jogar e jogam bem. O mal do "a conta gotas" não é só nos treinos é nos jogos também porque até à última da hora ainda não sabemos quem vai aparecer ou que ficou em casa porque não podia vir devido às mais variadas situações.

Outro aspecto que pode (podia) demonstrar porque continuamos assim neste patamar prende-se com o facto de a AR do Zebrinho ser uma equipa em constante formação, passo a explicar:
  1. Todos os anos se perde a equipa base do ano anterior;
  2. Todos os anos se começa a fazer uma equipa quase do zero;
  3. É verdade que existe um grupo que tem continuado mas esse grupo somos nós os coxos que mais ninguém quer (estou na brincadeira);
  4. Falta de treinar aspectos técnico/tácticos;
  5. Não se conseguir repetir o mesmo onze;
  6. Chegar à hora do jogo e ainda não se saber se A ou B vêm jogar;
  7. Falta de motivação por parte da equipa não se vendo aquele querer ganhar;
  8. Qnd a equipa começa a jogar mais entrosada acaba a época e começa tudo de novo;
  9. Parecemos o Sporting sempre com uma equipa jovem e em formação, o resultado disso é sermos comidos por todos.

Sinceramente depois da conversa que tive no passado domingo foi com esta sensação que fiquei. Tinha falado anteriormente do caso do Errense, se virmos o onze base deles é o mesmo do ano passado e do ano anterior com pequenas alterações. Nós cá não podemos dizer isso porque jogamos "a conta gotas".



P.S.
Aproveito para perguntar se existe alguém interessado em dar o seu contributo ao blog... Penso que faz falta a visão de outra pessoa pois eu tendo a focar-me demasiado nos aspectos negativos pois não consigo perceber como se cai tanta vez no mesmo erro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sr Marburg creio que tem razão acerca da permanente construção da equipa, pois todos os anos é como disse...o problema está de facto nas opções técnicas(não conseguimos segurar jogadores de fora, e só nos preocupamos com a construção da equipa na pré-época).A gestão do plantel não é só falar com os jogadores para aparecerem na semana seguinte. falta acompanhamento que não houve aos jogadores do ano passado, apenas ficou o djaló!O grupo que tem continuado não é coxo, é curto. Se em vez de 10 ou 11 jogadores da Terra o Zebrinho tivesse 20 podia perder jogos mas conseguia ter uma equipa ao fim de 2 ou 3 anos. O PROBLEMA é que falta sempre jogadores para haver o equilibrio da equipa que se vão buscar novos todos os anos!
Apesar de tudo creio que nem tudo é negativo, podemos perder os jogos mas a equipa dá-se bem entre os seus elementos,e isso a este nível é o mais importante!A amizade e o espírito de grupo existe apenas tem estado escondida!De certeza que outras equipas gostariam de ter o relacionamento que o Zebrinho tem! E isso, a este nível, é o que mais importa. Nem mesmo os paços que são campeoes não são mais que nós em nada também jogam para se divertir e nunca serão profissionais! Têm lhe mais respeito, são mais conhecidos, passeiam mais?Bom para eles!
Em termos desportivos também não estamos assim tão mal, o ano passado tínhamos quantos potos no fim da 1a volta?Temos que ver que estamos na série mais competitiva do INATEL, e já temos feito bons jogos. Para muitos foi a primeira vez que estiveram a vencer e depois perdemos, contra uma equipa do nosso nível e isso custa sempre mais que uma simples derrota.
Para alguns que sonham vencer a Champions league é que está a ser desastroso, não acho estamos assim assim e queremos melhorar...

O SETA

MarBurG disse...

Estive para apresentar um gráfico com os jogadores que ficam de uma época para a outra, os que entram e os que saem mas não tinha os dados exactos portanto não o fiz.

Sim um dos nossos grandes erros tem sido a falta de preparação da época seguinte, só pensam nas coisas no fim de se começar e esse tem sido o nosso calcanhar de Aquiles. Bastava uma ligeira preocupação com isto para se conseguir manter alguma mais valia da época anterior e desta forma começarmos a próxima época mais fortes.

Depois em relação aos jovens da terra todos nós sabemos que para eles treinarem, jogarem têm de ser estimados e acarinhados. (não estou a dizer que não tenham sido até agora)

Daniel disse...

O zebrinho tem boa relação entre os seus jogadores e dirigentes (quase todos, há excepções), mas falta um entendimento em campo e um pouco de sacrifício uns pelos outros...
Um dos golos sofridos neste último jogo com a Parreira foi um exemplo disso, o defesa central tentou subir com a bola controlada e já não sei porque motivo foi a equipa acabou por perder a bola, se o defesa tinha subido um dos colegas do meio-campo defensivo deveria ter recuado para "tapar o buraco", tal não aconteceu e o jogador da Parreira marcou praticamente isolado... Houve quem dissesse que isto foi falha do jogador que subiu, eu entendo que seja falha da equipa... Opiniões...

E para alguns jogadores segue um recado de um gajo de fora que se dá bem com toda a gente e quer continuar assim:
Acho um bocadinho chato situações como a da última terça-feira... Deixo aqui o recado porque todos os jogadores vão saber o que se passou e eu não me apetece andar a dizer o que aconteceu em praça pública nem o que penso a toda a gente... Não é assim que se começam a ganhar jogos...

E pó gajo do blog, eu posso dar uma ajuda, mas olha que eu posso ser um bocadinho áspero... Por isso é que já na faço artigos de opinião no ácaros, depois tinha de levar com 30 comentários a reclamar cmg todas as semanas...